Batizado Celta: a mais nova tendência para festas de batismo

batizado celta

Você já ouviu falar do batizado celta? Este tema tem sido procurado por muitos pais que buscam celebrar um dos momentos mais especiais na vida de uma criança de forma natural e harmônica.

Se, pelo título deste post você se sentiu curiosa para saber como funciona um batizado tão diferente do que já viu até hoje, é só continuar conosco pelos próximos parágrafos, pois vamos te apresentar um pouquinho sobre a história desse povo e algumas ideias que possam lhe inspirar a montar uma celebração única e especial.

Antes, um pouco sobre os celtas…

Ao contrário do que muitas pessoas possam pensar quando se fala em celtas, não se refere somente a um povo, mas sim a um conjunto de povos que era organizado em muitas tribos que se espalharam por boa parte da Europa.

Os celtas dedicavam-se a arte da guerra, mas também atuavam no artesanato, arte e agricultura. Como eram politeístas, a maior parte de seus rituais religiosos eram feitos ao ar livre e geralmente em meio a natureza.

Os rituais e as cerimônias eram geralmente precedidos pelos seus sacerdotes, conhecidos como os druidas.

A qual religião os pais devem seguir para realizar o batizado celta?

Por desconhecimento é provável que muitos pais se sintam receosos quanto ao batizado celta, mas ao contrário do que se possa imaginar, escolher e realizar uma cerimônia como essa não sugere que os pais ou a criança precisem mudar ou abrir mão de sua religião.

No batizado celta pode-se agregar elementos que pertençam a religião dos pais dando assim um caráter mais ecumênico.

Vale lembrar que neste tipo de batizado toma-se a cultura, simbolismo e história dos povos celtas como um tema de inspiração para se criar uma bela cerimônia repleta de amor, paz, alegria e maior contato com a natureza.

Por onde começar os preparativos do batizado celta?

Imagino que esteja bastante curiosa para criar o batismo celta para o seu filho, não é mesmo? Que ótimo!

Pois bem, para início de conversa, saiba que um batismo celta pode ser montado de acordo com o seu desejo, ou seja, você pode adaptá-lo conforme a sua necessidade e disponibilidade.

Veja a seguir algumas ideias que compartilho contigo para que possa te inspirar e criar uma bela cerimônia de Batizado Celta:

Local

Como a proposta do batismo celta é realizar uma cerimônia ao ar livre, você pode cogitar a possibilidade de fazer em um local bem bonito como, por exemplo, um jardim florido, uma cachoeira ou mesmo um quintal caseiro com muitas plantas que possam simbolizar a natureza.

Flores e adereços

As flores, principalmente as flores do campo, são elementos essenciais de um batismo celta. Por isso, espalhe muitas flores e ramos que deixarão o ambiente lindo e acolhedor.

Animais

O que se sabe dos celtas é que os mesmos utilizavam os cavalos, sejam para os combates em guerra, como auxiliares na agricultura da tribo.

Para a sua festa de batizado celta pode-se trabalhar totens em forma de cavalos, assim como espalhar pelúcias em forma de coelho e outros animais silvestres. Outra dica que se pode considerar é enfeitar o ambiente com origamis de pássaros. Ficará maravilhoso!

Música

Pode-se chamar aquele amigo músico que toca violão ou flauta. Mas se preferir, poderá criar uma boa playlist com músicas de sons da floresta ou como é bastante comum encontrar na internet músicas relaxantes inspiradas nos celtas.

Água

A água é o elemento simbólico do batismo e no batizado celta não é diferente. Pode-se utilizar uma jarra ou uma bela bacia com água natural – se puder, utilize de fontes naturais como bicas, cachoeiras e nascentes – para molhar a cabeça da criança ou as suas mãozinhas.

Lembrancinhas

O fechamento da festa sempre é a entrega das lembrancinhas, e para marcar ainda mais o batizado celta, dê lembrancinhas que ajudem a dar um significado ainda mais especial para este dia, como as lembrancinhas em formato de árvore da vida.

Temos duas ótimas dicas de lembrancinhas:

Chaveiro árvore da vida, que pode ser utilizado tanto para presentear os padrinhos do seu bebê quando para presentear os convidados.

batizado celta

Você também pode dar algo ainda mais diferente, útil e especial, que é o marcador de páginas de árvore da vida. Esta lembrancinha é ainda mais especial porque você pode gravar o nome de cada um dos convidados nela. Imagine a surpresa maravilhosa que seus convidados terão ao participar de um batizado celta e fechar o dia com uma lembrancinha personalizada com seu nome!

batizado celta

O que não pode faltar no batismo celta?

Como dissemos e reforçamos, o batizado celta pode ser realizado de diversas formas, pois com esta proposta natural pode-se criar e incrementar à vontade. E, por falar em natural, o contato com a natureza é um dos elementos mais predominantes que inspiram o amor, a alegria e a leveza.

Por isso, não deixe de proporcionar o contato com a natureza neste dia tão especial.

Se quiser ver mais modelos de lembrancinhas de árvore da vida, que são perfeitas para o tema batizado celta, acesse nossa loja.

Gostou das dicas? Compartilhem essa novidade com suas amigas que estão grávidas ou que estão planejando o batizado dos seus bebês.

Um comentário em “Batizado Celta: a mais nova tendência para festas de batismo”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *