Gravidez: aventuras (e desventuras) do primeiro trimestre

Toda mulher sabe como funciona uma gravidez, certo? Certo! Na teoria, todas sabemos como acontece, como se desenvolve, como reagimos à notícia, etc. Porém, muito além do sonho da barriguinha crescendo, existem algumas coisinhas que tornam a gravidez uma grande aventura e que nem todo mundo avisa quando acontece (e vários sustos podem ocorrer, principalmente se você for marinheira de primeira viagem. Então hoje vamos falar um pouquinho das 5 coisas do primeiro trimestre de gravidez que acontecem, são normais, mas ninguém nos conta!

1 – NIDAÇÃO

Você descobriu que está grávida! Todos estão felizes, os parentes e amigos começam a ser avisados, o mundo parece flutuar ao redor. Tudo muito perfeito, um sonho… Até que um belo dia você vai ao banheiro e vê… UM PEQUENO SANGRAMENTO! Susto, grito, medo, horror… O primeiro impulso é de sair correndo para o hospital para evitar que o pior aconteça. E não é de todo mal esse cuidado, porém, pode acontecer de você voltar para casa como eu: com a maior cara de tacho após alguns minutos (ou longas horas) de conversa com enfermeiras e médicos sobre algo que é mais comum do que imaginamos: a NIDAÇÃO. Isso nada mais é do que um “aviso” do útero de que o óculo fecundado chegou ao local certinho, onde ficará até o final da gestação, e que lá ele está fixado. A fixação causa esse pequeno sangramento que, ao contrário do que pensamos, não quer dizer que você está perdendo o seu bebê mas, na verdade, que ele está finalmente aconchegado em sua primeira casinha, da maneira correta. UFFA!

2 – NEM TODA GRÁVIDA SENTE DESEJOS ESTRANHOS… MAS COME BASTANTE!

Sim, eu confesso: eu me senti estranha demais ouvindo várias histórias de desejos esquisitos que as grávidas tem durante a gravidez. Mas a única coisa que eu sentia mesmo era FOME. Meu paladar nunca esteve tão aguçado, meu olfato idem. Isso porque os hormônios da gravidez alteram todos os nossos sentidos de forma física e, muitas vezes, violenta. Tudo que você sempre torceu o nariz começa a parecer apetitoso… E é aí que desejo, do fundo do coração, que você aproveite a boa onda para consumir o máximo possível de alimentos em vitaminas, minerais, água, etc. A boa alimentação é essencial, principalmente nesse primeiro momento de formação do feto. Aproveite!

GRAVIDEZprimeiroTrimestrePost

3 – VOCÊ VAI OUVIR MUITAS (MUITAS MESMO) HISTÓRIAS SOBRE “PERDA DE BEBÊS”

Não vou entrar no mérito da intenção real em dividir inúmeras histórias de acidentes e abortos espontâneos com uma grávida. Eu nunca vou entender isso! Mas a verdade é que acontece: quer seja para alertá-la dos cuidados na fase inicial ou apenas para amedrontá-la mesmo. Qualquer que seja o motivo, é simplesmente DESUMANO! Então, se você está lendo esse post e está grávida, fica o conselho de não dar ouvidos a essas horripilantes histórias que contarão a você. E se você não está grávida, vai por mim, NÃO CONTE COISAS ASSIM ÀS AMIGAS / PARENTES GRÁVIDAS. Não tem graça, não serve de alerta, não serve pra nada. Fica a dica.

4 – OS PRIMEIROS MOVIMENTOS DO BEBÊ NÃO PARECERÃO CHUTES… PARECERÃO GASES!

Outra coisa que ninguém avisa: os primeiros “chutinhos” do bebê não são exatamente aquela nuvem colorida e sensorial de carinho que pensamos ser, logo de cara. Até que você entenda que é o seu bebê se mexendo, logo no final do primeiro trimestre, você vai ter passado por uma fase de estranhamento do porquê de tantos gases. Bingo! Não eram gases… Era vida (a frase soa engraçada… Mas é mesmo!).

5 – A BARRIGA NÃO CRESCE DA NOITE PRO DIA!

Parece absurdo (e até meio óbvio) dizer isso? Pois acredite: não é! Não se preocupe com os possíveis comentários sobre você não “parecer” grávida. Não sinta-se “menos grávida”. Não se abale! Ninguém avisa a gente, mas o que pode parecer bobo vira uma grande preocupação quando estamos gravidinhas: o crescimento da barriga é lento mesmo. Muitas vezes você vai ter a impressão de que o barrigão tem que surgir assim, do nada, junto com o resultado positivo. E não é bem assim! Tenha paciência, curta essa fase inicial, curta cada dia, cada novidade, cada descoberta, observe as mudanças mais sutis do seu corpo antes que as mais evidentes venham, sem pressa para ver todas as mudanças de uma só vez. A gravidez é um momento mágico e cheio de pormenores que são uma delícia de serem descobertos… E passa MUITO rápido. Curta, ame, divirta-se!

E lembre-se… Estamos apenas no começo! Ainda tem muitas aventuras pela frente. Aguarde!

GRAVIDEZprimeiroTrimestreCLIQUE

Quer receber nossos posts sempre em primeira mão? Então preencha nosso formulário! Ficaremos felizes em contar todas as novidades o mais depressa possível para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *