Decoração de quarto de bebê: Dicas Importantes

Decoração de quarto de bebê: Dicas Importantes

Decidir como será a Decoração de quarto de bebê é uma tarefa difícil, pois é um dos ambientes da casa que serão mais utilizados após o nascimento, e para que seja um ambiente harmonioso, deve ser decorado na medida certa.

Para isso, é necessário considerar as cores das paredes, estilo dos móveis, acessórios e até mesmo o revestimento, além, é claro, do tema.

Para te ajudar nessa decisão, preparamos as dicas a seguir:

1- Definir um orçamento

Antes de começar a pensar nos temas para a decoração do quarto de bebê, é legal já destinar um orçamento para a decoração do quarto do bebê.

Montar uma planilha com os possíveis itens que deseja para o quarto também ajudará bastante neste processo!

2- Escolha da cor

O ideal é que sejam utilizadas cores claras e suaves para as paredes, para facilitar o relaxamento e o sono do bebê. Para isso, dê preferência para uma paleta com cores predominantes mais suaves. Porém isso não quer dizer que você não possa ter objetos e pontos com cores mais fortes, como amarelo, vermelho e laranja. Pode sim e eles são até importantes.

Você pode utilizar diversos tons da mesma cor para criar um quarto harmonioso ou cores complementares e bem coloridas. Não há limites!

Se o espaço for pequeno e você quiser dar a impressão de um quarto maior, utilize nas paredes cores neutras como branco, cinza, creme, azul claro, rosa claro. O tipo de móveis escolhidos também ajudarão a ampliar o ambiente e fazer melhor uso de cada espaço. Pesquise por móveis com múltiplas funções.

Abaixo seguem algumas fotos de inspiração onde as cores fazem toda a diferença!

decoracao de quarto de bebe azul tiffany

decoracao de quarto debebe rose

decoracao de quarto de bebe tribal

3- Estilos do quarto do bebê mais utilizados

Fiz uma seleção dos temas de quarto de bebê mais utilizados para te ajudar na escolha:

Quarto Montessoriano

decoracao de quarto de bebe montessoriano

Foto: The baby sleep site

decoracao_de_quarto_de_bebe_montessoriano_2

Foto: Design Ruiz

quarto montessoriano tem sido muito escolhido e cada vez mais conhecido no Brasil, pois o objetivo é que o bebê  explore sua individualidade e mobilidade e possa descobrir diversas coisas sozinho e com segurança.

Veja 7 Dicas para Montar um Quarto montessoriano AQUI!

Quarto Provençal

Esse tema é elegante e clássico, é inspirado na decoração francesa. Deixa a decoração de quarto de bebê com um ar romântico.

As cores são neutras, variando entre branco, cinza-claro, rosa envelhecido e verde, além de papéis de parede e detalhes florais.

Os móveis são do estilo provençal, com detalhes românticos e que lembram móveis antigos, e a decoração pode ser feita conforme sua escolha. Abaixo seguem fotos de inspiração para decoração de quarto de bebê neste estilo!

decoracao quarto de bebe provençal azul tifanny

Foto: Pinterest

decoracao quarto de bebe provencal menino

Foto: Pinterest

Quarto colorido (diversas cores)

Esse tema de quarto pode misturar diversos estilos, como uma cômoda provençal e um berço clássico, por exemplo, e muitas cores.

Dica: As cores fortes podem ficar em objetos, adesivos e móveis, já que uma parede inteira vermelha, amarela ou laranja podem afetar o sono do bebê 🙂

decoracao_quarto_de_bebe_colorido

Foto: Hello Bardot

decoracao_quarto_de_bebe_colorido_2

Foto: Roseberry Rooms

Temas de quarto de bebê

Dentro de cada estilo há a possibilidade de criar temas.

Os temas mais comuns usados na decoração de quarto de bebê são de ursinho, ursinha, príncipe, princesa, animais, carrinhos, mas há cada vez novos temas surgindo, como nuvens, balões… A imaginação é o limite!

Esta fase de escolher um tema específico (ou não escolher nenhum), é muito gostosa, e as pesquisas na internet e em lojas de bebê vão ajudar você a descobrir qual tema combina mais com este momento!

Para compor a decoração, é possível comprar bichinhos de pelúcia com o tema, quadros, kit do berço, personalizar o papel de parede, tapetes, armários, berços, caminhas…

4- Itens IMPORTANTES para montar o quarto de bebê são:

Alguns itens e móveis essenciais são:

  • Cômoda – alguns pais optam por trocar na cama e preferem não ter a cômoda, outros já não viveriam sem uma cômoda para trocar o bebê;
  • Armário – para guardar itens e roupinhas;
  • Berço OU Caminha e mini berço – Muitos pais optam pelos berços que já conhecemos e também há pais que têm optado por berços menores e quando o bebê já está maiorzinho, uma caminha bem baixinha com protetores (como no quarto montessoriano). Pesquise e veja qual opção se adequará melhor à sua rotina.
  • Poltrona de amamentação – Um item que muitos dizem que ajuda demais para criar um ambiente específico e calmo para a amamentação e que pode ajudar neste processo também. Vale a pena ver depoimentos e dicas de pais que investiram neste item!
  • Lixinho (com tampa)
  • Cesto de Roupa Sujas
  • Baú para guardar brinquedos
  • Kit higiene – Essencial para trocar o bebê. Vem com recipientes específico para por os produtos para a troca! – Conheça o KIT HIGIENE DAS LEMBRANÇAS ESPECIAIS AQUI!

KIT HIGIENE BEBE PORCELANA

Outras diversas peças decorativas podem ser utilizadas para compor o quarto do bebê, como quadrinhos, prateleiras, nichos redondos, quadrados e triangulares, almofadas, etc.

É importante sempre verificar a qualidade dos objetos antes de realizar a compra, e busque itens com o selo do INMETRO, principalmente os que serão utilizados pelo bebê no dia-a-dia.

O quarto do bebê será um dos cômodos mais utilizados da casa nos primeiros meses, e por isso, é necessário que ele tenha diversos espaços práticos para facilitar a vida dos pais e a manter um ambiente harmonioso para o seu bebê.

Continue acompanhando nosso blog. Sempre postamos novas dicas de maternidade para te ajudar a sanar todas as dúvidas desse momento tão especial.

Conheça nossas lembrancinha de maternidade AQUI.

lembrancinha_cavalinho_porta_joias_porcelana_tag_metal

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *