Os 7 sacramentos católicos: significados e a importância da comemoração.

sacramentos catolicos

A Igreja Católica possui sete sacramentos, cujos objetivos é levar os fiéis à vida divina, pois são sinais de graça instituídos por Jesus Cristo. Logo, passar por cada sacramento católico é uma jornada mediante a qual o fiel se encontra com Jesus, reafirma sua fé.

Contudo, os primeiros sacramentos católicos, normalmente, acontecem quando ainda somos muito jovens, e por isso, muitas vezes crescemos sem entender direito o significado e a importância de cada um deles.

Pensando nisso, vamos explicar, de forma bastante resumida cada um desses sacramentos, a importância de suas comemorações e dicas de lembrancinhas simples que têm tudo a ver com o momento.

Quais são e o que significam os sacramentos católicos?

1. Batismo

É o primeiro sacramento católico e representa a entrada na vida cristã e, mais especificamente, na igreja Católica. Normalmente, é realizado logo nos primeiros anos ou meses de vida, e durante o sacramento a pessoa passa pelo processo de imersão, efusão ou aspersão em água.

Entende-se que esse processo é importante para garantir o perdão do pecado original. Muitas famílias optam por fazer festas de batizado para celebrar esse momento. Veja aqui lindas opções de lembrancinhas de batizado.

2. Eucaristia

É o sacramento católico em que o cristão tem contato com o corpo de Cristo, representado pela hóstia sagrada e recordando a Santa Ceia. É considerado o sacramento de ação de graças.

É muito comum celebrar com almoços ou jantares logo depois da celebração da crisma, então veja aqui nossas opções de lembrancinhas de primeira comunhão.

3. Crisma

É conhecido também como a confirmação do batismo, reafirmando a fé em Cristo através da unção com óleo abençoado.

Esse sacramento católico é a oportunidade da pessoa confirmar a sua espontânea vontade de ser membro da Igreja católica.

4. Confissão

A confissão é o sacramento católico que tem como principal objetivo atingir a reconciliação com Cristo, através da confissão dos pecados e da penitência, que é aplicada pelo sacerdote.

5. Unção dos enfermos

Esse sacramento católico promove o perdão de Deus pelos arrependimentos cometidos pelos enfermos. Neste sacramento o sacerdote reza e unge qualquer pessoa que esteja em estado de enfermidade.

6. Ordem

Dividido em três graus diferentes, o sacramento católico de ordem é aquele que fornece autoridade para exercer funções e ministérios eclesiásticos dentro da igreja católica.

  • Episcopado: torna o candidato um legítimo sucessor dos apóstolos, suas funções serão de ensinar, santificar e reger;
  • Presbiterado: é capaz de ministrar o culto divino;
  • Diaconato: o candidato recebe a ordem para os serviço na igreja, pelo culto divino, pregação, orientação e caridade.

7. Matrimônio

É o sacramento católico que confirma a formação de uma nova família na igreja e, diferentemente dos outros sacramentos, no matrimônio são os noivos que solicitam perante a igreja católica a benção pela formação da nova família.

Veja lindas opções de lembrancinhas de casamento aqui.

Agora que você já sabe o que significa cada um dos sacramentos, fica mais fácil entender porque alguns deles ganham tanta atenção e demandam a organização de uma série de detalhes para a comemoração. E, nessa parte, começa um outro desafio.

Um dos detalhes mais preocupantes em relação às comemorações desses sacramentos são as lembrancinhas. Veja, então, as três dicas a seguir que podem ser aplicadas na comemoração de todos esses sacramentos.

3 sugestões de lembrancinhas para os sacramentos católicos

1. Marcadores de página

Os marcadores de página são lembrancinhas bastante singelas, podem ser personalizadas trazendo o nome e a data do sacramento católico com alguma mensagem de agradecimento ou reconhecimento da importância do ritual.

Além disso, é bastante versátil e pode ser utilizada por todos, durante a leitura de livros, revistas, cadernos de estudos, a Bíblia ou outro instrumento de leitura.

2. Canetas Personalizadas.

As canetas personalizadas possuem um espaço menor, mas ainda é possível inserir o nome e data do sacramento, assim como um símbolo que representa o momento. Além disso, podem ser combinadas com cartões de agradecimentos, tornando a lembrancinha mais pessoal.

3. Garrafinha.

Principalmente para os primeiros sacramentos católicos, que possuem água e óleo abençoado, a garrafinha de porcelana personalizada pode conter qualquer substância líquida que representa o sacramento e ainda trazer o nome e data do sacramento na personalização.

Conclusão.

Os sacramentos católicos possuem significados importantes para os cristãos e, por isso, sempre que alguém passa por um deles são organizadas grandes comemorações para demonstrar a felicidade em se aproximar cada vez mais da igreja e da vida cristã.

Pensar nas lembrancinhas para os convidados desses momentos pode parecer um desafio, mas existem excelentes opções à preços acessíveis capazes de transmitir as emoções desses momentos.

Veja mais opções de lembrancinhas para os sacramentos católicos no nosso instagram @lembrancasespeciais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *