Estou grávida, e agora? Qual é o próximo passo?

estou-gravida-e-agora

Você está se sentindo enjoada, sua menstruação atrasou, sente-se sonolenta. Seu próximo passo foi fazer o teste de gravidez e veio a tão sonhada confirmação que o bebê está a caminho. Mas então você pensa: “Estou grávida, e agora?!”

A gravidez é o sonho de muitas mulheres, mas quando ela é confirmada vêm um misto de emoções: alegria, surpresa, medo, felicidade e muito amor!

Se você recebeu a confirmação no seu teste de gravidez – lembre-se de fazer sempre o exame de sangue Beta HCG – veja a seguir quais são os próximos passos.

Você está grávida e agora o próximo passo é contar ao seu parceiro e familiares

Você é a primeira a confirmar que está grávida e agora o bebê está a caminho, mas precisa compartilhar essa novidade com seus familiares e com seu namorado ou marido.

Já imaginou se essa notícia chega por meio de outras pessoas? Não seria nada legal, não é mesmo?

Se você gosta de fazer surpresas, e quer contar a notícia em grande estilo para o seu marido, conte a novidade ao menos para sua mãe  ou para sua melhor amiga, pois é muito importante que você tenha um bom suporte para te acompanhar no próximo passo.

Veja esse vídeo de uma youtuber que fez recentemente uma surpresa para o marido ao contar sobre a gravidez.

Marque uma consulta com seu obstetra

esta-gravida-e-agora

Consideramos como o próximo passo a visita ao seu obstetra, pois assim ele poderá iniciar o seu pré-natal e verificar se está tudo bem com você e com o bebê.

Na primeira consulta ele verificará historicamente se a mãe e o pai possuem alguma doença genética na família, além de constatar a sua saúde atual, pois isso é muito importante para evitar problemas ao longo da gestação.

Além disso, ele pode esclarecer diversas dúvidas de forma correta e te deixar mais tranquila e preparada para os meses de gestação.

Caso ainda não tenha um obstetra, converse com suas amigas que já são mães para pedir uma boa indicação, pois você precisa confiar e se sentir segura com o profissional que te acompanhará até o momento do parto.

Tome ácido fólico

Primeiramente é importante lembrar que você está grávida e agora só deve tomar medicamentos com orientação médica.

O ácido fólico deve ser tomado enquanto você está tentando engravidar, mas se você ainda não está tomando, o ideal é começar a tomá-lo o quanto antes.

Essa é uma substância muito importante para o bom desenvolvimento do seu bebê e reduz as chances de ter alguma deficiência congênita no sistema nervoso.

Analise o seu convênio médico ou os hospitais públicos da sua cidade

Caso você possua convênio médico, é muito importante analisar tudo o que o seu plano de saúde cobre já que você está gravida e agora precisará utilizá-lo com mais frequência.

Então o próximo passo é entrar em contato com o seu convênio, ou com o RH da sua empresa e analisar se será coberto:

  • As despesas com o pré-natal
  • Despesas do parto
  • Exames médicos da mãe
  • Cuidados diversos com o bebê
  • Tipo de quarto que será feita a internação

Caso você não possua convênio, comece a pesquisar sobre os hospitais públicos da sua cidade, especialmente qual é a mais conceituada e busque referências de grávidas que fizeram seu pré-natal e seu parto neles.

Cuide da sua saúde

esta-gravida-proximos-passos

É muito importante saber que você está grávida e agora não é apenas uma, mas também está desenvolvendo seu bebê, e tudo o que você consome será compartilhado com ele.

Por isso, se você ainda não possui bons hábitos e uma boa saúde, sem dúvidas, o próximo passo é começar a mudar.

Então tenha atenção especialmente com:

  • Não tome qualquer tipo de remédio, mas consuma apenas com orientação médica;
  • Se você fuma, se esforce para parar de fumar;
  • Não consuma bebidas alcoólicas;
  • Diminua o consumo do café;
  • Evite carne bovina mal passada;
  • Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada;
  • Durma cedo e por períodos maiores;
  • Beba muita água;
  • Se alongue;
  • Faça caminhadas;
  • Administre seu peso.

Esse é um momento muito especial que deve ser vivido com muita preparação e atenção para os sinais do seu corpo e do seu bebê. Então a principal dica é: cuide-se bem e faça o possível para que esses meses sejam vividos de uma forma muito especial.

Gostou dessas dicas? Então continue acompanhando nosso blog, pois sempre postamos diversas dicas sobre maternidade para te ajudar a se preparar para viver esse lindo momento.

5 comentários em “Estou grávida, e agora? Qual é o próximo passo?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *