Casamento Celta: uma cerimônia encantadora e especial

O casamento é um dos momentos mais bonitos e marcantes na vida de duas pessoas que ao se conhecerem e se apaixonarem decidiram passar o resto de suas vidas juntos. Particularmente achamos todas as cerimônias de casamento lindas, mas o casamento celta é encantador e diferente de tudo que você já viu.

O casamento celta faz parte dos chamados rituais de casamento diferenciados e, como tal, tem sido bastante procurado por centenas de casais que buscam celebrar o amor de uma forma única e memorável.

Ao optar por uma celebração celta, o casal se aproxima da natureza e da sua confortante energia colocando-se dispostos a receber todas as bênçãos universais para que a união seja repleta de amor e felicidade.

Separei para você algumas ideias inspiradoras com os seus respectivos simbolismos para que possa idealizar a cerimônia ideal para a realização do seu sonho.

A riqueza do misticismo do casamento celta

Como se trata de uma novidade em termos de cerimônia, o casamento celta é recheado de misticismo e, ao contrário do que muitos possam pensar, não possui nenhuma relação com religião moderna.

Ressaltamos que é uma celebração natural, que um casal se aproxima da natureza para firmar os seus votos, sonhos e expectativas para um novo estágio conjunto: o de casados.

Desta forma, não existe nenhum impeditivo para que um casal religioso faça um casamento celta. Pode-se criar – como preferem alguns – um ritual ecumênico.

O ritual celta de casamento

casamento celta

Fonte: Vestida de Branco

A seguir compartilharemos com você a estrutura básica de um casamento celta, a qual você pode utilizar como referência para montar a sua cerimônia.

Em primeiro lugar, vale ressaltar que para a cultura celta o número 9 representa a união. Desta forma é interessante que uma cerimônia contenha 9 momentos, os quais podem ser os seguintes:

  1. Introdução – Com uma breve explanação sobre a realização da cerimônia, desejar as boas-vindas a todos os convidados, pedir para que enviem seus pensamentos e energia de amor e paz.
  2. Ritos Iniciais – É o momento de entrada dos pais do noivo e deste. Próximo ao altar deve existir uma mandala no chão, composta por folhas e pétalas. O noivo deve aguardar ali, considerado o ponto de encontro do casal.
  3. Acolhida – As crianças, símbolos de toda a pureza adentram o ambiente. As meninas jogam pelo caminho pétalas que simbolizam a graça e a pureza. Os meninos jogam sementes, que indicam prosperidade e tocam sinos que representam a alegria. Depois, surge a noiva que deve adentrar a mandala para encontrar o seu noivo.
  4. Purificação – O ritualista lava as mãos do casal com água (para se conectar com as forças divinas) e o sal (como catalisador de energias negativas). Em seguida, os noivos devem ficar de frente para os convidados.
  5. Oferendas – É o momento em que os padrinhos oferecem aos noivos objetos especiais como, por exemplo, potes cheios de sementes (atrair prosperidade) e uma mandala branca (simboliza a paz) ou então velas (indicam sabedoria). Depois, os noivos devem realizar uma “oferenda do amor” em que cada um lê uma carta, escrita de próprio punho, para o outro, que são os tradicionais votos de casamento.
  6. Palavra – O ritualista fala sobre a importância das alianças. Pode-se encarregar de algumas crianças, um casal, para entregá-las ao ritualista.
  7. Alianças – Os pais dos noivos se aproximam deles e seguram as alianças. A família da noiva entrega a aliança para o noivo e a família dele entrega a aliança para a noiva como sinal de acolhimento.
  8. Troca de alianças – No altar composto com objetos que representam os quatro elementos (fogo, terra, água e ar), os noivos recebem as bênçãos. Em seguida, as alianças são lavadas com água consagrada para que os noivos possam trocá-las.
  9. Benção final – O ritualista declara a união do casal pelo poder do amor e da escolha. Eles se beijam e deixam o local, enquanto são aplaudidos pelos convidados.

Diferenciais da cerimônia de casamento celta

Como o casamento celta celebra a união de duas pessoas que se amam e comungam esse sentimento com a natureza é mais indicado procurar um local que a simboliza como um parque, fazenda ou um bosque.

casamento celta

Fonte: Casamentos.com.br

E para consolidar este momento de amor e felicidade que tal oferecer aos seus convidados uma linda lembrancinha da árvore da vida como as lembrancinhas que temos na nossa loja online?

Veja uma linda opção:

Marcador de Páginas de Árvore da Vida COM gravação de cada Nome

casamento celta

Nesta opção de lembrancinha, cada um dos seus convidados receberá um marcador de páginas com seu nome gravado.

Além de participar de uma cerimônia diferente e especial, certamente ficarão encantados com tanto carinho.

Veja também o significado da árvore da vida:

“Árvore da vida é a fonte da própria vida, que traz a tona o amor, a amizade e o renascimento.”

Veja mais opções de lembrancinhas para casamento celta na nossa loja.

Você já tinha pensado nessa opção para sua cerimônia de casamento? Comente!