Como é feito o batizado em casa?

festa de batizado em casa

Não são apenas os casamentos que podem ser realizados em uma residência, hoje em dia muitas pessoas também estão realizando a cerimônia e a comemoração do batizado em casa.

Essa é uma maneira de tornar esse momento mais pessoal, além de confortável para os convidados, pois eles não precisaram se deslocar da igreja para o local da comemoração, por exemplo.

Muita gente tem um conhecimento bem básico sobre o batizado em casa. Inclusive, a grande parte delas não sabem quais procedimentos e atitudes devem tomar para fazer essa cerimônia.

Ao pesquisar na internet, você percebe facilmente que existe uma certa escassez sobre o tema, por essa razão há muitas dúvidas e tentaremos esclarecer todos nesse artigo. Vamos lá?

A escolha do celebrante para o batizado em casa

O passo inicial para fazer o batizado em casa é escolher e conversar com um celebrante.

Independente da sua religião, essa é a primeira atitude que você deve tomar antes dos preparativos para esse momento.

A escolha da pessoa que irá fazer a cerimônia de batismo é algo que faz total diferença, pois é esse celebrante que irá conduzir as orações e fazer as bênçãos.

É necessário que essa pessoa seja de confiança, que consiga conduzir bem esse momento tão importante e que passe tranquilidade e calmaria durante toda o batizado em casa.

batismo em casa

O celebrante precisa ser um padre ou pastor?

Essa é uma dúvida comum de quem realiza o batismo em casa, além de ser bastante válida e importante.

Na realidade, o celebrante não precisa obrigatoriamente ser um pastor ou um padre, ele pode ser alguém que tenha fé e possua um bom conhecimento sobre orações.

Tudo depende também do que você acredita. Porém, o mais importante e que a cerimônia de batismo seja realizada com muita fé.

A lista de convidados

O batizado pode ser realizado para poucas pessoas, mas também pode ser feita uma grande comemoração, pois é um momento muito importante.

Por isso você precisa fazer uma lista de convidados, tanto para organizar os convites apenas para os mais íntimos como pais, irmãos e padrinhos, quanto para convidar toda a família e seus amigos.

Ao fazer isso você consegue organizar o ambiente de maneira que caiba todo mundo. Sem contar que você, melhor do que ninguém, conhece a sua casa e sabe quantas pessoas o local suporta.

A lista para o batizado em casa é algo destinado ao controle, com isso você saberá quantas cadeiras terá que disponibiliza, a quantidade de lembrancinhas para batizado e também de comida.

A organização do ambiente

O batismo em casa requer que você prepare o ambiente para isso, por isso você pode montar um pequeno altar, onde o celebrante irá conduzir toda a cerimônia.

Além disso, você não precisa fazer o batizado dentro de casa. É possível explorar outros ambientes da sua residência, como o jardim, o terraço, etc.

Mas, e a decoração do batizado em casa?

A grande vantagem de batizar seu bebê em casa é que você mesmo pode decorar o ambiente ao seu gosto. Caso prefira, contrate alguém que trabalhe com isso.

Assim é possível montar um espaço apenas destinado a essa celebração, onde ficará o altar, as cadeiras para os convidados e ao fundo, ou em outra parte da casa, o ambiente de comemoração após batizado.

Não tenha medo de deixar o ambiente adequado, usando lembrancinhas, por exemplo, pois os detalhes podem fazer toda a diferença na comemoração desse momento tão importante.

batizado em casa

Sirvo os convidados antes ou depois da cerimônia?

Como se trata de um batizado em casa, onde geralmente é o local da celebração, é normal as pessoas terem dúvidas referentes a comida que será servida.

O ideal é servir os convidados depois da cerimônia, pois é só após o batizado que se deve comemorar aquele momento.

Contudo, não existe regras para isso, você pode optar por servir algo antes, como água aromatizada ou suco, e depois do batizado oferecer um buffet.

O que servir?

No batizado em casa você pode servir as comidas tradicionais para essa comemoração, como é o caso do bolo e dos salgadinhos.

O ideal é que não exista bebida alcoólica, pois esse momento é algo religioso e que requer um pouco mais de seriedade.

Como tudo que citamos aqui, o buffet também não é uma regra, a casa é sua e você pode ficar à vontade para oferecer um almoço ou jantar, por exemplo, e até mesmo um finguer food ou um brunch.

Vantagens do batizado em casa

O batizado em casa oferece algumas vantagens:

  • A sua casa é o ambiente mais confortável e aconchegante para realizar essa celebração especial;
  • Os convidados não precisaram se deslocar de um local para outro;
  • Não é necessário ter pressa para a celebração;
  • A comemoração é mais fácil e divertida quando feita na sua própria residência.

Conclusão

O importante em um batizado é a celebração do momento, independente da sua religião ou crença, pois é possível perceber que essa cerimônia em casa oferece diversas vantagens.

Além disso, caso você tenha um carinho muito grande por mais de um casal, é possível escolher dois casais de padrinhos, sendo um para a celebração de batismo na igreja e outro para a celebração do batizado em casa.

Gostou dessas dicas? Escreva nos comentários se você pretende realizar o batismo do seu filho em casa ou somente na igreja.

Além disso, quero te convidar para conhecer a nossa loja, com diversas opções de lembrancinhas de batizado únicas e especiais. Clique aqui e acesse agora.

9 comentários em “Como é feito o batizado em casa?”

  1. Oi!
    Gostei bastante do seu post. Vamos batizar um afilhado em casa, porque aqui em Santa Catarina os bispos insistem em querer impor o casamento católico dos padrinhos como condição, o que achamos absurdo e retrógrado. Temos certeza que o que vale é o significado do sacramento desde a sua origem e não as formalidades impostas por homens em determinados tempos e locais.

  2. Artigo muito interessante e útil para qualquer um de Nós. Agradeço-lhe que continue com trabalhos valorosos deste. É uma irmã muito generosa e altruísta.

    Deus lhe abençoe 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *