Batismo: o que significa, símbolos e como organizar sua festa

O batismo é um dos sacramentos mais importantes e festejados no cristianismo. Porém, poucas pessoas entendem o que ele realmente significa, assim como seus símbolos e mensagens. Além disso, se organizar uma festa comum já é um grande desafio, a festa do batismo pode ganhar uma dose extra de ansiedade e detalhes.

Batismo

O batismo é um dos sacramentos mais importantes e festejados no cristianismo. Porém, poucas pessoas entendem o que ele realmente significa, assim como seus símbolos e mensagens. Além disso, se organizar uma festa comum já é um grande desafio, a festa do batismo pode ganhar uma dose extra de ansiedade e detalhes.

Mas, não se preocupe, vamos esclarecer as dúvidas, te mostrar algumas dicas para organizar a recepção após a cerimônia de batismo e ainda algumas sugestões de lembrancinhas fáceis e baratas.

O que é o batismo?

O batismo, de forma bem resumida, é o primeiro sacramento do cristianismo, ou seja, é o primeiro rito religioso pelo qual uma pessoa adepta do cristianismo passa. Esse momento tem como principal significado a iniciação da pessoa na vida religiosa.

Normalmente, o rito é marcado pela imersão, efusão ou aspersão da pessoa batizada em água por um representante da religião. A água simboliza o ato de limpeza proposto pelo ritual, que significa o momento em que o pecado original é apagado, conferindo-lhe o caráter de cristão a partir desse momento.

5 Dicas para organizar a festa do batismo

1. Confira as regras

Se você pretende comemorar o batismo em algum espaço da própria igreja, o primeiro passo é ter certeza sobre as regras, restrições e limitações com os responsáveis e membros da igreja. Além disso, verifique a disponibilidade do local no dia.

2. Convide com antecedência

Convide as pessoas com antecedência para que elas possam se preparar para o dia, principalmente os convidados que precisarão dedicar algum tempo em estrada para comparecerem.

3. Peça confirmação de presença

Pode parecer um exagero pedir a confirmação de presença dos convidados para a recepção após a cerimônia do batismo, mas isso é essencial para garantir que a comida e bebida serão suficientes para todos. Por isso, peça que todos confirmem em um tempo hábil para que tudo possa ser devidamente organizado.

4. Seja pontual

Normalmente, as cerimônias de batismo costumam durar, pelo menos, uma hora. Logo, assim que começar a comemoração, procure servir às pessoas sem muita demora. Pois, principalmente aqueles que tiveram um deslocamento maior, podem já ter fome e estarem cansados.

5. Agradeça

O batismo é um momento muito importante para a pessoa e, por isso, os convidados tendem a se esforçar para comparecer. Por isso, não deixe de agradecer e, se possível, entregar-lhes uma pequena lembrança de agradecimento. Veja algumas sugestões a seguir.

5 sugestões de lembrancinha de batismo

1. Lembrancinha Garrafinha com água benta para batismo

A água é um dos principais símbolos do ritual do batismo, por isso, nada mais lógico do que a lembrança desse momento ser uma garrafinha personalizada com nome e data do batizado contendo água benta.

2. Caneta

Um presente de batismo útil, versátil e bastante barato são as canetas personalizadas que, assim como as garrafinhas, podem conter o nome e a data do batizado. As canetas personalizadas cabem em qualquer bolso e bolsa, podem ser necessárias em diversos momentos no nosso dia a dia e podem ser encomendadas em grandes quantidades.

3. Marcadores de página personalizados para batizado

Os marcadores de página são excelentes opções, pois são baratos, versáteis e podem ser embrulhados com o próprio cartão ou terem a mensagem do batismo gravado nele mesmo, junto com o nome e a data do batizado.

4. Caderneta com símbolo do batismo

As cadernetas de anotações são úteis e acessíveis para todos, além disso as versões em capa dura e personalizadas com os símbolos do batismo e uma mensagem de agradecimento trazem mais exclusividade e sofisticação para o item.

5. Kit presenteável

Apesar de ter um valor um pouco mais elevado, os kits presenteáveis tem como grande vantagem pode juntar diversos símbolos e pequenos itens em sua composição. Pode-se incluir, também, algum folheto ou revista religiosa com mensagens e explicações sobre o sacramento e seus significado e importância para o cristão.

Conclusão

O batismo é o primeiro e mais importante ritual religioso, muito comum no cristianismo, pois a partir dele o batizado passa a ser considerado como membro ativo daquela comunidade religiosa, representando e disseminando os valores e conhecimentos daquela religião. Acredita-se que, a partir do batismo, a pessoa apaga o seu pecado original e passa ser considerado cristão

Logo, a preparação para esse momento é bastante ansiosa e desejada. Seguindo as dicas de organização e com as sugestões de lembrancinhas, certamente, a comemoração do seu batismo será tão incrível quanto o sacramento.

Veja mais opções de lembrancinhas de batismo no nosso instagram @lembrancasespeciais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *